O aprendizado digital e todas as suas variações possíveis, não são mais novidade nas organizações. Eles fazem parte de qualquer estratégia de treinamento e desenvolvimento que queira se beneficiar das vantagens do meio digital. 

Apesar da popularização do ensino online, muitas empresas não sabem que podem produzir os próprios treinamentos, e continuam a ser excessivamente dependendes de consultorias terceiras. Como resultado, estão expostas a maiores investimentos e ciclos de desenvolvimento mais burocráticos. 

Isso pode provocar problemas no curto e no longo prazo. No curto prazo, uma extrema dependência com terceiros pode obrigar a empresa a ter estratégias menos abrangentes, limitadas pelo custo da produção. No longo prazo, pode ser penalizada por não ter aproveitado ao máximo as oportunidades de capacitação, perdendo competitividade.

Por isso, mesmo empresas que atuam com consultorias terceirizadas precisam ter em sua estratégia algum tipo de possibilidade de produzir seus próprios treinamentos online. Neste artigo abordamos os fundamentos deste tipo de abordagem e três motivos para você produzir os próprios treinamentos online na sua organização.

Neste artigo você vai encontrar

O que está envolvido na produção de treinamentos online?

A produção de treinamentos online não é um processo automatizado. Ela requer a boa combinação de conteúdo e tecnologia em processos claros e bem definidos. A boa notícia é que isso está ao alcance de qualquer empresa. Com um bom design instrucional e uma boa ferramenta de autoria, é possível atingir soluções profissionais sem grande esforço. 

Se você não conhece estes termos, explicamos eles a seguir. 

O que é design instrucional?

Explicando de forma simples, design instrucional é a atividade de adaptar a mensagem do seu curso ou treinamento em um formato que seja facilmente assimilado para quem vai aprender online. A modalidade virtual tem recursos diferentes de uma sala de aula e um designer instrucional é responsável por fazer essa adaptação, criando atividades adequadas para cada necessidade de treinamento. 

O que é ferramenta de autoria?

As ferramentas de autoria são softwares desenhados especificamente para auxiliar na produção de cursos online. Eles tem recursos que permitem a construção de slides, animações, infográficos, vídeos, locuções, interatividade e uma infinidade de recursos adicionais, sempre pensados para o aprendizado digital. Entre as ferramentas de autoria mais populares estão o Articulate, o Captivate e o iSpring. Eles permitem publicar seus cursos em pacotes HTML5, ou seja, que rodam em qualquer navegador e podem ser reproduzidos em PCs, tablets e smartphones. Além disso, todos possuem suporte a SCORM, permitindo a hospedagem em ambiente LMS, como Moodle e outras plataformas de mercado. 

Quais tipos de aprendizado digital uma empresa pode criar?

Ao aprender a produzir o próprio aprendizado digital, a empresa será capaz de entregar experiências de ensino online de diferentes níveis de complexidade. Confira alguns exemplos: 

Cursos online baseados em PowerPoint

Uma opção básica e atrativa, os cursos online baseados em PowerPoint aproveitam os materiais já criados para apresentações presenciais e os adaptam para uma experiência online. Com o uso de ferramentas de autoria, é possível incluir recursos de locução, vídeos, interações e até atividades de teste e avaliação do aluno. É um bom ponto de partida para empresas que estão começando agora a produzir os próprios treinamentos online.

Exemplo de projeto baseado em PowerPoint.

A vantagem do curso online baseado em PowerPoint é sua velocidade e a capacidade de reaproveitamento. É uma maneira inteligente de oferecer aprendizado digital de maneira rápida e alinhada com materiais já criados para ensino presencial. 

Cursos online personalizados

Um passo seguinte na produção de cursos dentro da empresa, os treinamentos personalizados não dependem de uma apresentação pré-construída. São desenvolvidos ‘do zero’ pela ferramenta de autoria e isso dá muita liberdade de criação. Você pode fazer uso de mídias mais simples como textos e imagens ou incorporar multimídia com o uso de vídeos e de locuções. Quando combinados, eles permitem que o aluno tenha uma experiência imersiva e inovadora. Para aumentar o engajamento, é possível criar atividades interativas de alto impacto e publicar seu projeto em formatos adaptativos para tablets, PCs e smartphones. 

Exemplo de curso online personalizado

A vantagem do curso personalizado é a capacidade de criar experiências únicas de aprendizado, combinando conteúdo e design do jeito que seu aluno precisa. Quando maior a personalização, mais fácil é atingir as necessidades de capacitação, aumentando o engajamento e gerando mudança de desempenho de forma mais profunda. 

Tutoriais de sistema

Os tutoriais de sistema são cursos que apresentam para o aluno como realizar tarefas em algum software ou ambiente virtual. Geralmente isso é feito por meio de explicações passo-a-passo. Esses tipos de treinamento são parte importante na capacitação organizacional, ainda mais quando pensamos como o bom uso de softwares e ambientes digitais é importante para o sucesso da empresa. As ferramentas de autoria facilitam essa atividade e tornam a captura de telas algo simples e fácil de fazer. 

Exemplo de tutorial de sistema

A vanntagem dos tutoriais de sistema é que eles aceleram a gestão de mudanças e a adoção de novos sistemas. Mesmo os ambientes complexos podem ser simplificados em passo-a-passo que ajudem na resolução de problemas. Quando feitos de forma estruturada, tornam-se uma preciosa base de conhecimento tanto para iniciantes como para colaboradores experientes. 

Testes e certificações

Os testes e certificações digitais permitem avaliar o aluno e dar feedback personalizado em um ambiente seguro no seu LMS e que permite a emissão de relatórios, por meio da integração no formato SCORM. Em outras palavras, são o recurso certo para registrar o desempenho do aluno, permitindo que a empresa avalie o desempenho individual ou em grupo e tome as ações necessárias.  

Exemplo de quiz interativo

A vantagem dos testes e certtificações é poder garantir a avaliação do aluno no ambiente digital. Isso pode ser feito por meio de perguntas múltipla escolha, clique e arraste, verdadeiro ou falso, entre muitos outros formatos. Quando bem planejados, podem incluir também elementos de gameficação e estudo de caso. É, portanto, um recurso importante e muito versátil. 

Games educacionais

Os games educacionais permitem combinar o impacto da gameficação com o seu conteúdo de treinamento. Mas eles vão além disso. Eles permitem que você simule o mundo real, com tomadas de decisão que tem impactos e resultados que vão além do certo e do errado. São uma ótima maneira de desenvolver habilidades e atitudes mais avançadas nos seus colaboradores. Os games são muito utilizados para trabalhar temas ligados a compliance, segurança, feedback e processo de vendas, por exemplo.

Exemplo de game para força de vendas

Emboram exijam mais planejamento e criatividade, os games são poderosas ferramentas para sua estratégia de desenvolvimento de pessoas. Afinal, eles permitem simular o mundo real ao mesmo tempo em que tem um apelo irresistível da gameficação. Seu formato desafiador atrai tanto alunos novos como experientes. Quando bem planejados, os games atendem diferentes necessidades e podem ser reutilizados em momentos diferentes, reciclando conhecimentos e ao mesmo tempo avaliando o aluno. 

3 motivos para produzir treinamentos online internamente

Conforme demonstramos, a capacidade de produzir os próprios treinamentos online depende apenas de um bom design instrucional e de uma ferramenta de autoria. Essa combinação, quando aliada a bons processos de produção vai desbloquear um potencial incrível na sua empresa, para produzir experiências de aprendizado das mais simples às mais elaboradas. 

Agora que você sabe que esta possibilidade está ao seu alcance, vamos abordar três motivos para produzir treinamentos online internamente. 

Ganhe agilidade e autonomia

Atualmente, o aprendizado se atualiza em uma velocidade crescente. A ideia de pendurar um diploma e se considerar preparado, é algo do passado. Vivemos a era do aprendizado constante, sempre reciclando e atualizando os nossos conhecimentos e habilidades.

Isso ocorre nas empresa também. Produtos e serviços são renovados em ciclos mais curtos, de acordo com a demanda do mercado ou da pressão da concorrência. Como consequência, cada mudança requer a atualização dos profissionais envolvidos na cadeia de valor. 

Com uma equipe de produção interna, você tem acesso imediato ao desenvolvimento do projeto, sem negociação e contratação de terceiros. Além disso, dependendo do assunto, poderá envolver profissionais que já possuem familiaridade com o tema, acelerando o andamento do projeto.

Redução de custos e manutenção

Como consequência do que abordamos acima, vivemos uma realidade em que as ações de aprendizado são contínuas e, para isso, é preciso que elas sejam economicamente viáveis. De nada adianta investiver em um curso online, videoaula, game ou app, se ele não apresenta boa relação custo-benefício.

Com uma equipe de produção interna, sua empresa reduz os custos do projeto, pois utiliza a própria mão-de-obra. Logicamente, sempre haverá um custo, porém na maioria das vezes, produzir internamente representa redução nos valores, quanto comparado à produção externa.

Alta qualidade e protagonismo digital

Projetos de baixo custo tem uma missão clara: provar que tem qualidade. E isso é possível hoje em dia, graças à abundância de recursos disponíveis. Ferramentas como iSring, Articulate Storyline, Articulate Rise e o Adobe Captivate, oferecem um kit de recursos que vão além da solução técnica, englobando design gráfico e design instrucional.

Cursos produzidos internamente podem ser muito bons. As ferramentas atualmente oferecem funcionalidades que permitem dar aspecto profissional mesmo com equipes de nível iniciante.

Ao produzir seus treinamentos online internamente, sua empresa passa a ter um papel protagonista na transformação digital, e isso gera inúmeros benefícios. Além da redução de custos e prazos, você irá ter maior autonomia e agilidade em atender as demandas de aprendizado na organização.

Produzir treinamentos internamente traz benefícios além da redução de custos.

Além disso, passará a incorporar uma inteligência valiosa em comunicação digital, permitindo traçar estratégias que incluem videoaulas, interações, games, quizzes, simuladores e muitos outros formatos, para capacitar todas as partes interessadas que se relacionam com usa organização.

Com isso, além de reduzir os riscos de depender exclusivamente de terceiros e incorporar uma competência essencial para sua transformação digital, saber produzir seus próprios treinamentos online lhe colocará em uma situação diferenciada ao negociar projetos futuros com fornecedores externos, uma vez que dominará parte do processo produtivo terá melhores insights com relação aos limites e oportunidades que poderão ser explorados. 

Como começar a produzir treinamentos online na sua empresa?

Se você deseja produzir os próprios treinamentos online na sua empresa, temos uma boa notícia: você começou do jeito certo

Lendo este artigo você está coletando informações e esse é um passo fundamental para que a sua operação dê certo. Mas não é só isso. 

Nós recomendamos que em seu processo de decisão, leve em consideração a escolha da ferramenta de autoria, a preparação do time em métodos de design instrucional, e a definição de um processo de produção claro e enxuto. Isso será necessário para não gerar gargalos e que você tenha sucesso mesmo nos primeiros projetos. 

Além disso, recomendamos que você tenha um parceiro que entenda destes temas e possa te apoiar no planejamento e na execução da sua ideia. 

Para começar do jeito certo, recomendamos que faça o download do nosso Guia de Produção de Aprendizado Digital em Empresas

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No mundo de hoje, toda empresa pode e deve ser capaz de produzir o próprio aprendizado digital.

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Eduardo Leopold

Criativo em aprendizado digital com mais de 15 anos de experiência no setor corporativo. Palestrante e instrutor de ferramentas de autoria, design instrucional e gamificação, atendendo ativamente mais de 40 empresas nos últimos anos.

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