O que vem à sua mente quando falamos em assistir uma aula? Possivelmente você imagina uma sala com carteiras voltadas de frente para uma lousa ou quadro negro. De fato, o ensino presencial é fácil de reconhecer e está muito marcado na nossa imaginação. Amplamente utilizado, ele é a base da educação no ensino obrigatório, desde os estágios infantis até o final do ensino médio. Só isso tornaria ele o formato predominante, compondo mais de 10 anos de currículo escolar nesse modelo. Mas não é só isso.

A formação técnica, superior, e especializações como pós-graduações e mestrados também utilizam, de forma predominante, o mesmo formato presencial. Em tese, não existe diferença física entre uma sala de aula para pré-adolescentes e doutores. Excetuando-se alguma personalização feita pelo professor dessa ou daquela turma, o ensino presencial compartilha da mesma estrutura física.

O ensino a distância, por outro lado, pode assumir diferentes modelos, formatos e meios de oferecimento. Essa característica pode tornar ele mais difícil de ser identificado e reconhecido. Some-se a isso, a grande variedade de instituições e empresas que oferecem essa modalidade de educação e aí verá que estamos em um universo muito pouco delimitado e difícil de caracterizar. Mas nesse artigo tentaremos organizar seus elementos principais.

Breve histórico

Engana-se quem acha que ensino a distância começou na Internet, e basta lembrar de dois bons exemplos recentes. O Telecurso 2000 utilizou a TV como mídia principal por décadas. Apoiado com apostilas impressas, teve grande alcance até ser descontinuado da programação de TV em 2014. Atualmente, seu conteúdo é oferecido na forma de curso online via web. Outro bom exemplo é o Instituto Universal Brasileiro, que desde 1941 oferece cursos por correspondência. Apesar de oferecer cursos online via web, parte do seu currículo continua com opções exclusivas em formato impresso.

Utilizamos esses dois casos para demonstrar que o ensino a distância é uma necessidade muito presente e já existente mesmo antes do surgimento e da popularização da Internet. Mas não podemos negar que a rede de computadores levou o ensino a distância para outro patamar.

Métodos de ensino a distância

O ensino a distância pode ser oferecido em dois métodos principais, cada um deles oferecendo qualidades e desafios próprios.

O primeiro formato é o síncrono, em que alunos e professores estão conectados ao mesmo tempo utilizando algum tipo de serviço digital de comunicação e podem interagir entre si utilizando as regras do sistema. Por simular um ambiente parecido com uma sala de aula, porém no ambiente virtual, esse formato tem ampla aceitação por aqueles que estão acostumados ao ensino presencial e traz uma familiaridade muito grande e aproximação com o aspecto humano da educação. Não é à toa que, o formato síncrono é a primeira opção de escolha quando determinada turma está impedida de se reunir pessoalmente, como exemplificado de forma clara no episódio da pandemia de COVID-19 em 2020. Como contrapartida, métodos síncronos ainda exigem a presença na hora pré-definida e dependem da eficiência técnica de todos os envolvidos. Alunos com problema de conexão ou com agenda não compatível são severamente prejudicados.

O segundo formato é o assíncrono. Nele, o conteúdo está disponibilizado em um ambiente virtual para ser acessado quando, onde e como o aluno preferir. Por ser extremamente voltado ao autoaprendizado, esse modelo tem a preferência por alunos adultos, especialmente profissionais que possuem agenda cheia e precisam adequar o momento de aprendizado em doses menores e/ou distribuídas em horários que seriam impraticáveis para grandes grupos. Em contrapartida, o método assíncrono depende de grande responsabilidade do aluno para dar certo, e pode exigir mais esforço do aluno para motivação, concentração e receber devolutivas de seus pares e/ou professores/tutores.

Meios de oferecimento

Tanto o formato síncrono como assíncrono possuem suas ferramentas e mídias próprias para oferecimento do conteúdo. A seguir, alistamos alguns meios mais conhecidos para ensino e aprendizado:

Ambiente virtual de aprendizagem

Também conhecido como AVA ou LMS (Learning Management System), o Ambiente Virtual de Aprendizagem é a plataforma gerencia professores, alunos, aprendizado, aproveitamento, enfim todos os aspectos ligados ao processo de capacitação. Hoje em dia existem inúmeras plataformas de mercado que oferecem esse tipo de serviço, sendo o Moodle uma das opções mais populares, com ampla base de documentação, grande comunidade de usuário e gratuita.

Videoaula

Formato amplamente popularizado pelo YouTube, mas com raízes desde os primeiros cursos online pela TV, a videoaula é um método que basicamente emula a apresentação de um professor de sala de aula. A qualidade e eficácia da videoaula depende em boa parte da habilidade didática do professor, mas sendo utilizada de forma inteligente, pode ir além de simplesmente captar a explicação verbal, podendo incluir anotações em tela, filmagens externas, ou até mesmo situações encenadas por atores. Combinada com recursos externos ao vídeo, pode-se incluir recursos para a criação de vídeos interativos, incluindo funcionalidades como exercícios interativos, tomada de decisão e outros recursos de gameficação, tornando a experiência de uma videoaula uma oportunidade muito mais profunda e didática.

Curso interativo

Modalidade bastante utilizada para o ensino assíncrono, o termo “curso interativo” compreende uma ampla gama de cursos oline em que o aluno interage com o conteúdo para explorar e avançar pelos assuntos abordados. Pode ser mais simples ou mais sofisticado tanto em termos técnicos como em termos de conteúdo. Por ser versátil permite a combinação de textos, imagens, videos, áudio com elementos interativos e de avaliação. Por ser possível de se produzir de forma simples ou complexta, é o formato mais popular na capacitação técnica e tem ótima relação custo-benefício.

Game

Todo mundo gosta de jogos, sejam para se entreter sozinhos ou para socializar com outros, e nesse sentido, os games fazem muito sucesso por tornar a atividade de aprendizado mais palátável e envolvente. Os games podem ser oferecidos em diferentes formatos, desde as tradicionais cartas e tabuleiros até na forma de jogos digitais de estratégia, plataforma e até multiplayer. É um formato que é muito agradável e traz boas experiências, mas por ser mais sofisticado, geralmente envolve mais recursos e tempo para ser desenvolvido.

Teste

Quando a atividade de aprendizado requer avaliar o aluno, é preciso aplicar um teste ou uma prova de avaliação. Nesse sentido, existem inúmeras possibilidades de aplicação de questões ao aluno desde as mais simples, no formato múltipla escolha, até na forma de simulação de situações que testam como o aluno irá responder a problemas reais e avaliará sua capacidade de forma mais próxima ao mundo real. Os testes não precisa ser necessariamente avaliativos, sendo possível que estejam posicionados no treinamento de forma a sensibilizar o aluno quanto ao seu nível de domínio sobre o assunto.

Fórum

Formato bastante utilizado em programas educacionais para jovens e adultos em currículo escolar, o fórum é um meio para que o aluno manifeste suas dúvidas e opiniões e além de coletar respostas às suas dúvidas, ele possa também protagonizar seu aprendizado, demonstrando na prática o quanto evoluiu. Por isso, os fóruns costumam ser utilizados para avaliar a participação do aluno tanto em termos quantitativos (número de envolvimentos com o tema) como em termos qualitativos (qualidade de suas intervenções e participações).

Outros

Outros formatos de ensino a distância que merecem menção, incluem: grupos de WhatsApp e Telegram, Stories do Instagram, artigos escritos (como este que você está lendo agora), tutoriais com passo-a-passo no uso de sistemas, infográficos impressos ou não, vinhetas animadas de curta duração, apps gameficados para ensino de línguas, enfim a lista cresce a cada dia e torna-se impossível registrar todas as possibilidades. Com o passar do tempo, vemos as mídias se transformarem e trazerem novos recursos, mas essencialmente os elementos citados acima são, de uma forma ou outra, ainda os componentes fundamentais do processo de ensino a distância.

Conclusão

A educação a distância possui diferentes métodos, meios e formas de oferecimento. Nesse artigo abordamos seus principais componentes. Quer você seja aluno ou professor, estar atualizado a essas diferentes ferramentas é parte importante da sua formação em curto, médio e longo prazo.


Eduardo Leopold

Criativo em aprendizado digital com mais de 15 anos de experiência no setor corporativo. Palestrante e instrutor de ferramentas de autoria, design instrucional e gamificação, atendendo ativamente mais de 40 empresas nos últimos anos.

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