O mundo da tecnologia educacional está em constante evolução e, com a crescente demanda por cursos online, as ferramentas de e-learning se tornaram ainda mais essenciais. Nos últimos anos, tem surgido um debate acalorado sobre se o xAPI vai substituir o SCORM como o padrão dominante de e-learning. Mas a pergunta é: isso realmente vai acontecer?

    Arquitetura do xAPI

    A arquitetura do xAPI é composta por três componentes principais: a declaração, o agente e o objeto. Vamos entender o que cada um deles significa:

    1. Declaração: a declaração é a unidade básica de dados do xAPI. Ela contém informações sobre uma experiência de aprendizagem específica, como uma ação realizada pelo aluno ou um resultado obtido. 
      1. Agente: o agente é a pessoa ou entidade que realiza a ação de aprendizagem. Isso pode incluir alunos, instrutores, sistemas de aprendizagem ou qualquer outra pessoa ou entidade envolvida na experiência de aprendizagem. Cada agente possui um identificador exclusivo para facilitar o rastreamento de suas atividades.

      2. Objeto: o objeto é o item de aprendizagem que o aluno interagiu. Isso pode incluir vídeos, documentos, perguntas, simulações, entre outros. Cada objeto possui um identificador exclusivo e informações sobre seu tipo e contexto.

        Funcionamento do xAPI

        Quando um aluno interage com um objeto de aprendizagem, o xAPI registra essa interação como uma declaração. Essa declaração é então enviada para um LRS (Learning Record Store), que armazena e gerencia os dados de aprendizagem. O LRS é responsável por coletar e armazenar as declarações enviadas pelo xAPI e fornecer relatórios sobre o desempenho dos alunos.

        Uma das principais vantagens do xAPI é sua flexibilidade. Como as declarações são estruturadas e padronizadas, elas podem ser enviadas de uma ampla variedade de fontes, incluindo sistemas de aprendizagem, aplicativos móveis e jogos. Isso significa que o xAPI pode rastrear atividades de aprendizagem que vão além das limitações dos formatos mais antigos, como o SCORM.


        Eduardo Leopold

        Criativo em aprendizado digital com mais de 15 anos de experiência no setor corporativo. Palestrante e instrutor de ferramentas de autoria, design instrucional e gamificação, atendendo ativamente mais de 40 empresas nos últimos anos.

        0 comentário

        Deixe um comentário

        O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

        Fale conosco via Whatsapp agora