Para aprender a evitar erros, é preciso primeiramente identificar onde eles podem surgir. No início de um projeto de educação a distância, muitas ideias boas podem se tornar perigosas se não forem bem tratadas. Ao mesmo tempo ignorar certas informações, podem se transformar em obstáculos difíceis mais adiante. Nesse artigo abordamos alguns erros principais. Confira:
Confundir presencial e online
É comum trazer a experiência da sala de aula para o digital sem filtros, o que pode tornar boas ideias em armadilhas para seu projeto. Por exemplo, todas as atividades no ambiente digital devem estar associadas a uma tecnologia específica. Se você deseja apresentar o ciclo da água de forma animada, é um tipo de recurso. Se, por outro lado, deseja que o ciclo seja interativo, estamos falando de outro recurso. Porém se além de animado e interativo, você deseja que o alunos colaborem entre si, manipulando os elementos, estamos falando de uma solução totalmente diferente. Com esse breve exempo, contemplamos recursos que poderiam utilizar desde uma simples animação até realidade virtual. Portanto, cuidado ao transpor as atividades pois, dependendo do grau de interação e imersão, podemos estar pisando em terrenos fora do escopo e do alcance do seu projeto.
Definir quem é quem
No ensino a distância há papéis diferentes dos projetos do ensino presencial. Dependendo da iniciativa, podem haver tutores para apoio ao aluno, designers instrucionais, desenvolvedores web e até ilustradores e outros artistas gráficos. Nesse cenário, é preciso ter clareza do alcance das atribuições de cada um, visando não confundir os papéis no projeto. Novamente, a experiência no ensino presencial pode acabar trazendo tendências de centralização no papel do professor que irão subutilizar os demais participantes. Não se engane, mesmo em pequenos projetos, o ensino a distância é uma atividade que é feita em equipe e em parceria com outros.
Definir quem faz o quê
Projetos de ensino a distância tem começo, meio e fim, e devem seguir um processo claro. Muitas vezes isso não está bem definido, levando a idas e vindas e muito retrabalho. O nível de frustração pode inclusive ser direcionado de forma indevida ao ensino a distância, que por si só, não tem culpa de uma suposta falha na gestão do projeto. Determine principalmente as etapas de validação e aceite, que serão como marcos delimitantes de etapas e que garantem o progresso do projeto. Deixe clara a responsabilidade de cada um, mesmo se a responsabilidade for pequena em determinado momento.
Conclusão
A maior parte dos erros em projetos de aprendizado digital envolve: falhar em definir o escopo, confundindo presencial e online, criando um quebra-cabeças difícil de resolver; não definir a equipe de forma completa, relegando a um recurso um número excessivo de atribuições; e não ter processos claros.
Apesar de esses problemas serem comuns em outros tipos de projetos, no ensino a distância eles são especialmente nocivos, pois muitas das iniciativas em aprendizado online surgem de equipes que não tem experiência prévia nem com tecnologia nem como o modelo de gestão de projetos.