A partir de parcerias com consultorias nos EUA, fomos contratados para produzir um game de feedback para o Walmart. Foi uma ótima oportunidade para conhecer o jeito de ser e agir dessa empresa e prover uma solução criativa para um problema de performance entre os gestores.
Confira como o projeto foi conduzido e seus desdobramentos:
O problema a ser resolvido
Líderes de equipe estavam passando por problemas ao dar feedback para o liderado na avaliação de desempenho. Os problemas eram de: pouca atenção, falta de empatia, e baixa prioridade. Tudo isso tornada a reunião de feedback um desperdício de tempo e um risco potencial para clima e carreira dos colaboradores.
A solução proposta
Entre outros processos adotados pelo Walmart, uma das soluções que participamos foi na montagem de um game simulador de reunião de feedback entre líder e liderado.
Com o navegação simples e intuitiva, o game permite que o aluno pratique as decisões que tomaria no mundo real em um ambiente seguro. Mais importante, que ele veja as consequências de suas ações, tanto positivas como negativas.
Isso foi representado na forma de feedbacks, que permitiram dar profundidade à história, ao mesmo tempo em que foram utilizados como oportunidade para transmitir informações que o aluno não levou em conta, ou não conhecia anteriormente.
A ideia criativa
Visto se tratar de um projeto para gerar melhor comunicação, foi identificado que o o fator engajamento do colaborador seria um indicador de sucesso. Uma conversa bem sucedida ganharia pontos de engajamento. Por isso criamos uma barra de destaque no centro do layout.
Além disso, por ser um game muito voltado para storytelling, usamos uma interface minimalista com foco em texto e botões. Isso deixou o projeto mais rápido, mais leve e mais assertivo, sem prejudicar a experiência como um todo.
Outro indicador medido foi o uso do recurso Open Door. Ele pega emprestado um conceito existente na empresa que permite você recorrer a uma alçada superior quando se sente insatisfeito. Ao passo que isso é bom para o colaborador, é algo a ser evitado pelo gestor. Por isso usamos o recurso Open Door como a contagem de “vidas”. Ao receber três Opens Doors, o jogador perde o jogo, é game over.
O desenvolvimento técnico
Foram utilizadas as ferramentas Articulate Storyline, Adobe Photoshop, Adobe Illustrator e Audacity. Toda a produção se baseou em um storyboard previamente validado. Toda a coordenação era feita pela consultoria no exterior e nós atuamos com o time técnico no Brasil. O storyboard bem organizado teve impacto positivo num projeto com equipe distribuída remotamente.
Usando os recursos do Storyline, combinamos os elementos visuais com recursos como triggers, layers, variáveis, condicionais e árvores de decisão. Como o jogo funciona de forma não-linear, foi extremamente importante manter grande controle do número de telas e da calibragem entre as decisões e seus impactos.
O curso todo funciona em um pacote SCORM único, com player personalizado sob medida e publicado em formato HTML5, o que o torna compatível com dispositivos móveis.
O resultado
Ao final do projeto foi entregue um game que simula 5 conversas com 5 diferentes perfis de colaborador. Cada um tem seus pontos fortes e fracos e o aluno, no papel de gestor, deve reconhecer essas características saber conduzir a reunião sem perder o engajamento.
Para tornar o jogo mais desafiador, foram incluídas interrupções típicas como: ligações telefônicas, pessoas batendo na porta e até mesmo reações emocionais como choro e revolta, tudo depende da abordagem escolhida.
Ao final, o formato foi muito bem aceito pelo cliente, pois combina complexidade e inteligência com a facilidade do formato SCORM para hospedagem no LMS. Esse tipo de projeto demonstra como um bom design instrucional e o uso das ferramentas certas pode criar aprendizado digital adaptativo, envolvente e de alto impacto!