Aprenda Articulate
O Articulate Studio foi o primeiro software da Articulate e uma das ferramentas de autoria mais tradicionais que continuam a ser comercializadas. Na época em que foi lançado, esse produto se diferenciou por permitir transformar apresentações PowerPoint em cursos online e essa facilidade representava uma grande mudança, seja pela agilidade de produção ou pela redução de custos trazida pela ferramenta.
Porém, o programa trazia limitações. Depender do PowerPoint era por um lado um aspecto positivo, porém representava restrições de criação em termos visuais, interativos e de navegação. Com isso, ele conquistou um nicho específico, baseado em projetos de menor custo e menor complexidade. Com o passar do tempo, sua relevância se tornou ainda mais questionável. Foram surgindo outros softwares concorrentes e mesmo dentro da própria Articulate passaram a existir recursos mais ambiciosos e tecnologias mais atualizadas, como é o caso do Storyline e do Rise.
Sendo assim, fica a pergunta: ainda vale a pena utilizar o Articulate Studio? A resposta é: depende. A seguir, procuro apresentar três cenários possíveis e talvez um deles seja adequado à sua organização.
- Conversão de cursos presenciais: é comum que treinamentos presenciais tenham sua versões em arquivo PPTX. Com o Articulate Studio eles poderão ser aproveitados para a publicação de suas versões online, sem necessidade de serem reconstruídos do zero.
- Adoção por equipes não-técnicas: Por se basear em PowerPoint, o programa permite adoção rápida mesmo por profissionais que não estão familiarizados com produção de aprendizado digital. Com pouco treinamento, pode-se preparar um profissional para produzir cursos, seja ele de vendas, RH, compliance etc.
- De olho na sua necessidade: para sair do ponto A para o ponto B, nem sempre uma Ferrari será a melhor opção. Adotar uma ferramenta que tenha os recursos ‘na medida certa’, irá economizar tempo, custos e recursos humanos.