Já pensou em implantar uma produção interna de treinamentos online na sua organização? Isso pode estar mais perto do que você imagina!

As empresas tem percebido de forma cada vez mais clara que para serem bem sucedidas elas não devem parar de aprender e reciclar seu conhecimento e habilidades. Nesse sentido, a produção interna de treinamentos online surge como uma opção viável, uma vez que terceirizar todas as suas demandas de capacitação representa desafios em termos de prazo e custo.

Muitas vezes, os valores de contratação de uma empresa externa é relativamente alto, o que torna o projeto impossível ou, no melhor dos casos, com alcance menor do que poderia ter.

Mas, como funciona a produção interna de treinamentos online na prática? De maneira geral, ao assumir a produção interna, a empresa está, ao mesmo tempo, criando um núcleo de produção próprio, com pessoas, recursos e processos bem organizados. Abaixo, comentamos eles de forma separada e como se relacionam entre si.

Pessoas

Geralmente, os profissionais responsáveis pelo desenvolvimento dos materiais serão aqueles que já possuem alguma afinidade com criação de conteúdo para comunicação. Podem ser oriundos das áreas de treinamento, comercial, ou multiplicadores de informação presencial para qualquer outro assunto dentro da empresa. O importante é que esse colaborador tenha boa familiaridade com o uso de softwares de edição e bom trânsito na empresa, de forma que possa coletar as informações necessárias para a produção dos treinamentos online.

Seu papel será o de produzir os treinamentos online e isso irá gerar demandas de habilidades diversas como: redação, didática, design e até mesmo o gerenciamento de projetos. Por isso cuidado! Pode ser que esse recurso deva ter uma atuação exclusiva, dependendo do quanto ele for exigido. Pode-se considerar tambem, ter mais de uma pessoa preparada, para que não haja gargalo nas demandas.

Em um cenário com mais recursos, é possível considerar a hipótese de ter pessoas diferentes assumindo as diferentes frentes de trabalho: conteúdo, design, produção, controle de qualidade e gestão de projetos.

Dessa forma, a produção interna de treinamentos pode ser feita de forma mais enxuta, com apenas um ponto focal responsável pela produção dos treinamentos, ou na forma de um núcleo completo, com os papeis específicos.

Recursos

Basicamente, uma produção interna de treinamentos online vai exigir computadores e softwares especializados. Ao longo do tempo, tem surgido opções modernas e acessíveis para que a produção tenha aspecto profissional, mesmo sem depender de uma equipe com conhecimento aprofundado.

Mas não basta ter hardware. Costumamos dividir as demandas de recursos em três componentes: conteúdo, design e tecnologia.

Em termos de conteúdo, geralmente a própria empresa detém esse conhecimento na forma de manuais, ou por meio de um colaborador que é o especialista. Caso esse conhecimento não exista em nenhum formato, deve-se levar em consideração a aquisição de material técnico no assunto a ser ensinado, ou na contratação de um especialista/consultor. Mas esses são casos mais raros. Geralmente, o que predomina é a existência do conhecimento em materiais que não são tão adequados para um treinamentos online, ou que estejam apenas na mente do especialista. Por isso, ter um bom profissional para ‘extrair’ esse conhecimento tácito e transformá-lo em explícito é uma atividadde fundamental.

Em termos de design, nos referimos aos aspectos visuais das mídias a serem criadas. Logicamente, é possível produzir aprendizado digital de forma bastante simples, mas quanto mais recursos visuais, interativos e midiáticos, maior a chance de engajamento, facilidade de aprendizado e retenção de longo prazo. Por isso, a capacidade de design é um recurso importante a ser trabalhado. Ele pode ser combinado na habilidade do profissional em criar as peças necessárias, juntamente com o acesso a elementos gráficos, como aqueles disponibilizados em bancos de imagens e recursos visuais. Trata-se portanto, de um pouco de talento e um pouco de acesso aos componentes visuais.

Em termos de tecnologia, aí sim, falamos de hardware e software. Como mencionado, existem vários programas que permitem a produção de aprendizado digital como os oferecidos pela Articulate, iSpring, Captivate entre outras. Esses programas geralmente não exigem supercomputadores, mas caso esteja pensando desenvolver projetos com multimídia, deve-se levar em consideração a potencia dos processadores gráficos, memória RAM e capacidade de armazenamento das máquinas.

Processos

Por fim, a produção de treinamentos online deve ter processos bem definidos para combinar pessoas e recursos de forma eficiente. Pode-se utilizar algum método consagrado como o ADDIE, que prevê uma sequência racional de ANÁLISE, DESIGN, DESENVOLVIMENTO, IMPLANTAÇÃO e AVALIAÇÃO dos projetos desenvolvidos. Ou pode-se utilizar algum método mais ágil como o de prototipagem rápida, baseado em PROTÓTIPO, REVISÃO, ATUALIZAÇÃO cíclica e contínua. É preciso também ter documentação e regras de validação para não apenas controlar os projetos em andamento, mas também gerar indicadores preciosos para a correção de erros de produtividade e planejamento futuro.

Conclusão

A produção interna de treinamentos online está ao alcance de qualquer empresa desde que ela esteja disposta a organizar seus talentos e recursos em um processo claro. Com isso, ela vai ganhar um diferencial muito grande: ter autonomia em gerar e administrar a produção de treinamentos online em um momento no qual é cada vez mais importante o aprendizado contínuo e remoto. Certamente essa é uma competência que será cada vez mais cobrada das organizações. Já pensou em implantar uma produção interna de treinamentos online na sua organização? 

Como pode ver, isso pode estar mais perto do que você imagina!

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Eduardo Leopold

Criativo em aprendizado digital com mais de 15 anos de experiência no setor corporativo. Palestrante e instrutor de ferramentas de autoria, design instrucional e gamificação, atendendo ativamente mais de 40 empresas nos últimos anos.

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