Vivemos numa era com abundância de informação, mas carente de conhecimento. Porém existe saída para essa situação. O ponto de partida é saber diferenciar um conceito do outro e fazer ‘a ponte’ entre informação e conhecimento ocorrer de forma efetiva na mente do seu público-alvo, seja ele alunos ou colaboradores.
Neste artigo, você vai encontrar:
O que é informação?
Informação é uma determinada quantidade de dados, apresentada de forma mais ou menos contextualizada. Por exemplo, o número 1 é um dado que pode representar muitas coisas. É um valor pequeno se for convertido em reais, mas tudo muda se ele representa 1 Kg de ouro. A informação é assim: ela combina um dado em um certo contexto e isso dispara uma série de sentidos em nossa mente.
Atenção: não se deve confundir a informação com o dado “puro”. Por exemplo, enquanto você lê esse texto, todos os seus sentidos estão captando dados do mundo ao seu redor, como odores, cores, sons, sensações táteis e paladar. No entanto, apenas uma parte dessas sensações são selecionadas para se tornarem informação consciente no seu cérebro. E mesmo essas informações são, na maioria, descartadas. Faça um exercício, você se lembra qual a sensação tátil do seu dedão do pé enquanto você tomava café hoje (Logicamente, essa pergunta não vale se você bateu o dedão no pé da mesa, mas vale o exemplo!).
Por isso, consideramos como sendo informação, apenas aqueles dados que foram contextualizados o suficiente para trazer algum nível de sentido consciente para o indivíduo.
O que é conhecimento?
Voltando ao exemplo das barras de ouro, ele pode representar o valor que você pode ganhar na loteria. Ou quanto você pode perder, se cometer um crime e for condenado a uma penalidade. Isso imediatamente nos provoca reações de desejo e recusa, sucesso e insucesso, algo a se buscar ou algo a se evitar. O conhecimento é ter consciência desses gatilhos associados à informação recebida. Isso nos ajuda a estabelecer nossa vida social, profissional, escolhas de consumo, entretenimento e assim por diante.
Aém disso, o conhecimento aumenta o nosso recorte de mundo. Um mecânico enxerga no motor, muito mais do que um amontoado de metais, ele entende a função de cada peça. Isso ocorre porque o seu recorte de mundo é mais detalhado nesse assunto. O fenômeno se repete em demais áreas. Certamente um médico neurologista vê o cérebro muito além do que o simples conceito de “massa cinzenta” e sabe identificar cada uma das partes e suas devidas funções.
O conhecimento por si só é muito valorizado. Seu valor percebido é tão alto que muitos se confundem ter muito conhecimento com ser inteligente. Frequentemente, na cultura pop, as pessoas inteligentes são retratadas como pessoas que conhecem muitas coisas e, mesmo programas de auditório de pergunta e resposta, valorizam as pessoas que tem um “recorte de mundo” mais detalhado do que a média das pessoas.
Pessoas com mais conhecimento são extremamente importantes em nossa sociedade. O conhecimento é a base para a construção de competências mais complexas, como habilidades e atitudes.
Como fazer a ponte entre informação e conhecimento
A pergunta que resta é: como transformar a informação em conhecimento? Seguindo a lógica que construímos aqui, a operação envolvida é de tratar uma informação dando significação o suficiente para que ela seja percebida como relevante e útil para o indivíduo. Assim siga os passos a seguir.
Passo 1 - Aumente a quantidade de significados
Aumente a quantidade de significados em torno da informação. Suponha que sua empresa expandiu operações para mais cinco lojas nesse ano. A informação pura seria algo do tipo:
Nossa marca abriu mais cinco lojas.
Esse número é muito ou é pouco? Trabalhando melhor a quantidade de significados, teremos:
NOSSA MARCA É UM SUCESSO. SÓ NESSE ANO, abrimos mais cinco lojas.
Com isso, podemos seguir para o próximo passo.
Passo 2 - Aumente a qualidade dos significados
Aumente a qualidade dos significados que a informação traz. Onde estão localizadas as cinco lojas? Qual característica de cada uma? E quanto ao número de colaboradores, metros quadrados, mix de produtos etc.?
Melhorando a qualidade dos significados, teremos:
Nossa marca é um sucesso. Só nesse ano, abrimos mais cinco lojas, TODAS LOCALIZADAS EM PONTOS DE DESTAQUE EM SÃO PAULO, RIO DE JANEIRO E FLORIANÓPOLIS, EMPREGANDO MAIS DE 200 PESSOAS. E NÃO É SÓ ISSO. AS LOJAS DE SÃO PAULO E FLORIANÓPOLIS SÃO MEGASTORES, OFERECENDO UMA EXPERIÊNCIA COMPLETA AO CONSUMIDOR.
Passo 3 - Conecte o aluno àquela realidade
Insira o aluno na realidade daquela informação. Um aumento de cinco lojas representa o quê? Possivelmente mais trabalho, mais oportunidades e mais desafios. Encontre motivos pelos quais tal informação é útil para ele.
Mostre que o aluno tem parte importante naquela informação:
Nossa marca é um sucesso E VOCÊ É PARTE DELE! Só nesse ano, abrimos mais cinco lojas, todas localizadas em pontos de destaque em São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis, empregando mais de 200 pessoas. E não é só isso. As lojas de São Paulo e Florianópolis são megastores, oferecendo uma experiência completa para o consumidor. ESTÁ PRONTO PARA APROVEITAR AS OPORTUNIDADES DESSE MOMENTO?
Passo 4 - Estruture a apresentação da informação
Organize a ordem de apresentação da informação. Priorize a parte essencial da informação, e coloque-a em destaque. Qual é seu objetivo prioritário em informar o aluno sobre as novas cinco lojas? Melhorar o clima organizacional? Fazer um chamado à ação? Estimular novos comportamentos? Ou outro objetivo? Dependendo da resposta, deve-se priorizar uma informação sobre a outra.
Passo 5 - Distribua em volumes razoáveis
Distribua os fatos em volume que faça sentido. Evite sobrecarregar o aluno com muitas informações, ou elas serão esquecidas rapidamente. Concentre-se nas mensagens-chave e, se preciso, repita-as de formas diferentes.
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